Primeiramente, você precisa entender que fazer um site amigável para dispositivos móveis requer um pouco de conhecimento técnico.

 

Enquanto nós apreciamos sua curiosidade e desejo de aprender coisas novas, otimizar um site para dispositivos móveis pode deixar um iniciante muito sobrecarregado. Desta forma, talvez seja melhor contratar um desenvolvedor de websites para ajudá-lo a realizar essa tarefa.

Dito isso, aqui estão as sete dicas para deixar o seu site responsivo:

1. Comece com uma Filosofia de Priorizar o Mobile

A maioria das pessoas começa desenvolvendo um website para um dispositivo de tela grande, como um laptop ou PC. Enquanto isso não é necessariamente algo errado, esse método pode causar alguns problemas quando você for otimizar o seu site para usuários mobile.

A melhor maneira de fazer isso é começar a partir de um design mobile. Tente primeiro criar um site belo e totalmente funcional para usuários mobile então faça seu caminho até chegar nas telas maiores.

Otimizar para uma tela menor, como de um smartphone ou tablet, é mais difícil do que para uma tela maior. Portanto, seria mais inteligente começar daí.

2. Converta o seu Site para Desktops para uma Versão Mobile

Caso você já tenha um site para computadores de mesa que é totalmente funcional, mas que ainda não está otimizado para uso mobile, a primeira coisa que você precisa fazer é convertê-lo para dispositivos móveis.

Por sorte, existem ao menos dois métodos muito bons para fazer isso: converter o seu site usando um serviço online ou através de plugins CMS.

Como Converter seu Site com um Plugin CMS

A segunda opção para transformar seu site para desktops numa página amigável para mobile é usando um plugin. Apesar disso, esse método irá funcionar melhor para usuários de CMS que já possuem um site para as plataformas Joomla, Drupal ou WordPress.

Para usuários WordPress, os plugins WPtouch e JetPack são as melhores ferramentas para a tarefa.

Caso seu site esteja no Joomla, você pode contar com o Responsivizer e o JoomlaShine.

Enquanto isso, se o seu negócio é o Drupal, nós recomendamos os plugins ThemeKey e MobileTheme.

Entretanto, tenha em mente que alguns desses plugins não estão disponíveis gratuitamente. Você precisará pagar uma taxa de assinatura para usá-los. Por exemplo, pode ser necessário pagar até US$ 359 por ano para usar o plano Enterprise do WPtouch pro.

3. Use um Tema Responsivo

O design responsivo irá automaticamente fazer com que o seu website seja amigável para dispositivos móveis. Você terá um site que irá exibir conteúdo similar e consistente com a versão desktop.

Atualmente, existem vários temas responsivos para o WordPress que você pode experimentar. Muitos deles não estão disponíveis gratuitamente, mas eles possuem excelente desempenho.

Um dos mais rápidos — talvez o mais rápido — temas responsivos do WordPress é o Avada. Esse tema pode carregar o seu site em menos de um segundo, o que é perfeito se você quer fazer um website responsivo.

Para verificar se um tema é responsivo e carrega rapidamente, recomendamos que você use o Pingdom.

O Pingdom é a melhor ferramenta a oferecer dados abrangentes sobre a velocidade de seu website. Tudo o que você precisa fazer é copiar o link da sua página e então colá-lo na coluna de URL. Escolha onde você quer iniciar o teste do seu website e aperto o botão Start Test (Iniciar Teste).

O Pingdom irá mostrar a nota do seu site com base no desempenho em geral, o tempo de carregamento e muitos outros elementos importantes.

Ele também irá dar alguns apontamentos relacionados a como melhorar a velocidade.

Aqui está o resultado de um teste com o estilo home portfolio do Avada (é uma demonstração ao vivo):

Como você pode ver, o Avada marcou impressionantes 953 milisegundos no carregamento do site.

4. Nunca Use Flash

Diversos desenvolvedores para web “abandonaram” o Flash porque ele usa muitos recursos de hardware, podendo levar a uma resposta mais lenta da página e maior tempo para carregamento.

Adicionalmente, o Flash também pode afetar de maneira negativa a qualidade do seu SEO.

Para além disso, nem Android e nem iOS suportam Flash, então esse software em particular é uma péssima escolha se você quiser ter um website amigável para dispositivos móveis.

5. Mantenha a Velocidade do seu Site

A velocidade de um website é fortemente influenciada pela qualidade do servidor e da hospedagem que você utiliza. Com isso, você precisa usar uma hospedagem que é rápida e confiável se você quer fazer um website ideal para dispositivos móveis.

Nós recomendamos que você use os planos Cloud ou VPS da Hostinger para melhor performance. Eles proporcionam as melhores respostas de velocidade de servidor, o que é a coisa que mais influencia a velocidade de carregamento do seu site.

Outra coisa que você precisa otimizar fazer para otimizar a velocidade do seu site é limitar o número de conteúdos que precisam de um plugin adicional para rodar.

Ademais, você também necessita otimizar a sua página inicial para acelerar o seu site. Aqui estão algumas dicas para garantir que a sua homepage não está deixando seu website mais lento:

No final das contas, nós acreditamos plenamente que uma página inicial limpa e bem otimizada não apenas fará seu website ficar bonito como também carregar mais rápido!

6. Preste Atenção na Aparência do seu Site

Os primeiros 15 segundos são momentos decisivos para os usuários decidirem se querem ficar no seu website ou deixá-lo. Portanto, você precisa deixar uma boa impressão o mais rápido possível para passar uma imagem positiva do seu site.

Enquanto o conteúdo é o que atrai mais visitantes, a aparência do seu site é o que fará eles ficarem por mais de 15 segundos.

Garanta que você desligou o corretor automático do formulário de sua página de login (preencher formulários na internet em dispositivos móveis costuma ser algo problemático), use botões e fontes grandes e refaça o design de seus popups (se você tem algum) para deixá-los mais amigáveis para mobile.

Você pode usar a ferramenta de testes de responsividade para dispositivos móveis para checar se o seu site está bem otimizado para mobile ou não.

7. Habilite Accelerated Mobile Pages (AMP)

O Accelerated Mobile Pages (AMP ou Páginas Mobile Aceleradas) é um dos projetos da Google que busca aumentar a velocidade de carregamento dos sites ao usar dados comprimidos para obter páginas mobile com tamanho até 8 vezes menor. Os desenvolvedores da tecnologia alegam que ela é capaz de aumentar a velocidade do seu site em até quatro vezes. Isso também faz com que ele seja mais otimizado para dispositivos móveis.

O AMP tem sido amplamente usado por diversas companhias de grande relevância no mundo, como Twitter, The New York Times e Adobe. Esses são os motivos porque ele é tão popular:

Acelera a Velocidade de Carregamento do Site em Dispositivos Móveis

De acordo com a Google, cerca de 53% de usuários de smartphones vão sair de um site que leve mais do que 3 segundos para carregar.

Por sorte, carregamento rápido é o principal benefício do AMP. Usar essa tecnologia irá aumentar a velocidade do seu site, evitando que você perca aquele precioso tráfego orgânico.

Melhora a Visibilidade do seu Site Entre os Usuários

A Google irá exibir um site AMP em pesquisas mobile com um símbolo de raio. A ideia é permitir que os usuários possam facilmente distinguir entre sites impulsionados por AMP e sites sem a tecnologia.

O símbolo AMP nos resultados de busca pode de fato ter um impacto positivo e lhe dar uma grande vantagem. Seu site irá se destacar já que muitos usuários sempre procuram por páginas com o logo do AMP para economizar seu tempo (elas carregam mais rápido!)

Utiliza o Cache do Google AMP para Melhorar a Performance do seu Servidor

O cache do Google AMP é uma rede de entrega de conteúdos (CDN) baseada em proxy que é utilizada para facilitar o processo de transferência de documentos AMP válidos para usuários.

Em palavras mais simples, o Google AMP Cache irá manter os dados do seu site. Esse método permite que sua página vá carregar mais rapidamente, o que a tornará mais amigável para dispositivos móveis.

Aqui estão alguns recursos do Google AMP Cache que podem melhorar o desempenho do seu servidor:

Conclusão

Buscar sucesso online significa que você precisa se adaptar para as mais recentes tendências na tecnologia.

Considerando o quão grande é o número de usuários mobile, pode ser inteligente colocar otimização para dispositivos móveis como sua atual prioridade.

Fonte: Hostinger

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *